· Desenvolvimento Físico e Social
O recém- nascido nasce com certos reflexos que são críticos para a sobrevivência e desenvolvem-se naturalmente representando a maturação progressiva da criança:
- O reflexo dos pontos cardeais, que consiste na rotação da cabeça do bebé em direcção a um estimulo na sua face (mamilo da mãe ou a tetina do biberão).
- O reflexo da sucção capacita o bebé para sugar coisas que tocam na sua boca.
- O reflexo de Startle é a série de movimentos em que a criança afasta os braços do corpo, abre os dedos em leque e faz extensão do tronco, aquando de um barulho súbito.
- No reflexo de Babinski os dedos dos pés do bebé abrem em leque quando o bordo externo da planta do pé é estimulado.
Estes reflexos primitivos são integrados e substituídos por comportamentos motores mais organizados e complexos durante os primeiros meses de vida.
· Crescimento após o nascimento
O crescimento físico da criança é provavelmente o sinal mais óbvio do seu desenvolvimento. As mudanças físicas ocorrem durante o desenvolvimento das crianças não são apenas uma questão de aumento do crescimento; a relação entre o tamanho das diferentes partes do corpo relativamente umas às outras muda dramaticamente com a idade. Por exemplo, a cabeça do recém-nascido é desproporcionadamente grande. Contudo, o tamanho da cabeça rapidamente se torna proporcionado em relação ao resto do corpo, à medida que o corpo vai crescendo.
· Desenvolvimento do comportamento social: receber o mundo
Quando um bebé sorri ao ver a sua mãe pode-se adivinhar que as crianças estão a crescer fisicamente e a aperfeiçoar as suas capacidades de percepção e que estão a desenvolver-se socialmente. A natureza do desenvolvimento social precoce do bebé constitui a base ou alicerce daquilo que será o seu relacionamento social no resto da vida.
A ligação emocional positiva (vinculação) que se desenvolve entre uma criança e uma pessoa em particular, é a mais importante forma de desenvolvimento social que ocorre durante a infância.
Sem comentários:
Enviar um comentário