domingo, 29 de maio de 2011

Desenvolvimento na Adolescência


Desenvolvimento Físico:
·         Maturação sexual;
·         Mudanças físicas.

Desenvolvimento Cognitivo:
·         Desenvolvimento por estádios (Piaget);
·         Raciocínio hipotético – dedutivo.

Desenvolvimento Psicossocial:
·         Relação com os pares;
·         Construção da identidade (moratória psicossocial).

Adolescência
A adolescência é uma época da vida humana marcada por profundas transformações fisiológicas, psicológicas, afectivas, intelectuais e sociais vivenciadas num determinado contexto cultural.
A puberdade muda o corpo, a mente e os afectos da criança. Os adolescentes entram numa nova fase existencial, banhados por novas pulsões, novas sensibilidades, novas capacidades cognitivas, novas dificuldades nos seus pontos de referência.
A adolescência começa com as transformações pubertárias e termina com a construção de uma autonomia e aquisição de identidade, capacidade de suportar tensões e contrariedades, de elaborar projectos de vida e de inserção social.
               - Aspectos fisiológicos
Numa fase de pré – puberdade, que dura mais ou menos dois anos, ocorrem mudanças corporais que preparam as transformações fisiológicas da puberdade, isto é, a possibilidade de ejaculação e a menstruação.
Os órgãos sexuais entram em funcionamento e são estas modificações que vão marcar a sexualidade adolescente por uma genitalidade e possibilitam a capacidade da função reprodutora.
               - Aspectos Afectivos
As transformações corporais levam o jovem a voltar-se para si próprio, procurando perceber o que se está a passar, para se entender mais profundamente enquanto pessoa.
Os adolescentes vivem com grande ansiedade as transformações do seu corpo. Estes sentimentos são tanto mais inesperados quanto as crianças se sentiam bem no seu corpo antes das transformações pubertárias. O adolescente tem de assumir uma imagem corporal sexualizada, o que nem sempre é fácil.
A incompreensão de que muitas vezes se sentem vitimas é, frequentemente, uma projecção da sua própria dificuldade em se compreenderem intimamente.
N a adolescência, os modelos de identificação deixam de ser os pais para passarem a ser os jovens da mesma idade, o grupo de pares, num processo de autonomia, de individualização.
               - Aspectos intelectuais
A adolescência é uma fase em que se obtém uma maturidade intelectual. O pensamento formal vai abrir novas perspectivas; exercitá-lo é pôr-se questão, é problematizar jogando com as várias perspectivas dos assuntos, é aprender, é criticar, é interrogar o futuro e a sociedade.

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